Quando vagas de UX/UI Designer são abertas?
Entenda a motivação das empresas ao criarem oportunidades para UX/UI Designers
Introdução
Percebe-se uma movimentação intensa nas empresas para a contratação de profissionais de UX/UI Design. Vemos organizações de diversos tamanhos percebendo a importância desse departamento não apenas no âmbito visual e de marketing, mas principalmente no âmbito estratégico e de negócios; Umas criando departamentos do zero, outras consolidando-os. Nesse processo, como e quando se abrem novas vagas? Veremos nesse artigo um pouco sobre esse tema.
As empresas e seus projetos
Mudança de cultura
Há alguns anos, antes da popularização e profissionalização da UX, designers visuais em maioria faziam parte dos departamentos de marketing como profissionais de comunicação. Planejavam, criavam e montavam peças visuais dos mais diversos formatos, on e off-line, para que a imagem da empresa estivesse expressa em suas peças de comunicação (desde anúncios, até embalagens). Mas ainda não se pensava friamente na relação dos usuários aos produtos da empresa, nem no impacto que produtos digitais poderiam gerar nos negócios. Design digital era mais um ambiente onde o marketing acontecia.
Como atualmente o Design deve ter um papel muito mais estratégico do que estético, deixou de estar contido somente no marketing da empresa, tornando-se um departamento à parte. Designers digitais agora criam produtos. E essa é a adaptação que as empresas estão tendo que passar, para que esses seus novos produtos/serviços digitais ganhem e mantenham seus clientes — sendo lançados mais rápido, com mais qualidade e gerando menos prejuízos no processo.
O avanço do Digital
Uma vez que projetos digitais são a bola da vez no mundo inteiro, empresas de diversos tamanhos, idades e setores estão se vendo na condição de ficar para trás se não entrarem na famosa Transformação Digital. Precisam ter uma forte presença online para que seus produtos e serviços sejam fáceis de encontrar, estejam disponíveis e tenham uma boa experiência para que criem um relacionamento real com seu público. Logo, ter produtos centrados no usuário é simplesmente primordial, como um dos principais drivers de seu sucesso. Para as empresas que já surfam essa onda, o desafio é manterem-se significativas no mercado, melhorando seus atuais produtos e criando novos.
Tamanho da empresa ≠ nível de Maturidade em Design
Tudo começa no valor que a empresa dá ao Design na prática, o que chamamos de Maturidade em Design. Entende-se que uma empresa madura nesse ponto é aquela que já possui processos internos de Design consolidados, com liderança específica e equipes dedicadas, com a devida relevância e impacto direto nos resultados do negócio. Mas espere — não estamos falando necessariamente de empresas grandes. Temos casos clássicos de empresas menores que ganharam notoriedade rapidamente por já terem nascido com DNA digital, tendo valorizado o Design desde sua concepção.
Momentos que demandam contratações
Para todos os efeitos, essas empresas vão precisar, mais cedo ou mais tarde, contratar profissionais de UX/UI Design de diversos níveis. Logo, existem momentos, necessidades e especificidades diferentes na hora de escolher os profissionais para comporem seu Design Team.
Listo abaixo as mais comuns:
Fundação do Depto. de Design
Para as empresas em início de transformação digital, o ponto de partida é contratar um profissional experiente, confiável, com alta performance, resiliente e que entenda de Design a nível de negócio. Esse profissional funda o departamento e cria seu Design Team, sendo responsável por ele e seus resultados, convencendo constantemente a liderança sobre sua importância e justificativa de investimento.
Criação de um Produto Digital
Quando uma empresa decide criar um produto digital (como o clássico caso da Blue Bottle Coffee), é hora de montar um time para executá-lo, dando a ele acesso a dados da empresa, liberdade para pesquisas, arquivos de marca, e mais, para que esse novo produto traduza a mesma experiência da cultura da marca.
Criação de uma nova feature
Para um produto já existente, que planeja lançar um nova funcionalidade. Apesar de estarem inseridos no mesmo ambiente, o trabalho de pesquisa, ideação, arquitetura e mais, deve ser todo feito por uma nova equipe. Essas ações visam novos clientes, mas também (ou principalmente) a retenção dos atuais que já usam o produto para as finalidades originais.
Redesign
Há demandas em que as empresas precisam de uma revisão de design em seu produto. Nesse caso já existem diversos indicadores de desempenho e resultados da versão atual, que podem conduzir a concepção da nova versão juntamente com todo o trabalho de projeto a ser feito pelos profissionais a serem contratados.
Continuidade de um projeto
Depois de passada a fase inicial e rompida a barreira de aceitação, entende-se que é o momento ideal para aumentar os investimentos nele para que atinja seu máximo potencial e gere os resultados esperados.
Criação de uma nova empresa
São o caso clássico de StartUps, que iniciam suas atividades com o Design como um de seus pilares pois o mindset de ambas é muito similar. Essas empresas nascentes e de alto risco criam produtos digitais disruptivos e inovadores, que em alguns casos trazem impactos a mercados inteiros, como o Uber e o AirBNB.
Como fazemos na Deeploy.Me
Algumas empresas possuem departamentos de RH que não têm expertise no setor, outras não têm tempo hábil para fazer o processo seletivo, outras tem processos internos tão burocráticos que inviabilizam a velocidade necessária para a aquisição do profissional. Por isso, torna-se necessário contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais em UX/UI Design como a Deeploy.Me, apresentando condições orientadas a esse setor para que Design Teams sejam montados de forma prática, rápida e com as pessoas certas. Por nossa experiência, criamos um processo simples e funcional:
- Entendemos a fundo a vaga;
- (Re)Criamos um descritivo claro;
- Buscamos somente perfis alinhados à especificidade da vaga;
- Avaliamos rigidamente a metodologia e os processos do profissional, além do design visual;
- Cuidamos do detalhamento de contratação.
Com essa metodologia, temos uma resposta rápida e de qualidade às demandas das empresas, e só fazemos propostas a profissionais que tenham a qualificação requerida para que a oportunidade em questão venha a agregar em sua carreira.
Conclusão
Ao ter interesse em determinada vaga, leve em consideração o momento das empresas e suas reais necessidades, a fim de entender se você é o que estão buscando. UX/UI Designers estão acostumados a olhar apenas o seu lado da mesa de entrevista, sem pensar no processo que levou a ela do outro lado. Independente da motivação da empresa em abrir a oportunidade, quando aceita, dê o seu melhor para que esta atinja seus objetivos, e você garanta sua permanência e o crescimento de sua carreira.
Boa sorte! :)