Planeje como o trabalho afeta sua vida

Uma reflexão sobre planejamento de carreira para UX/UI Designers

Photo by Estée Janssens on Unsplash

Introdução

UX/UI Designers amam o que fazem

Temos diversos relatos de UX/UI Designers contando que quando seus filhos perguntam o que fazem, se orgulham em dizer que fazem produtos pra melhorar a vida das pessoas. Como amam o que fazem, são pessoas muito mais positivas, e o reflexo disso é claro em suas vidas pessoais. Essa satisfação profissional é um dos fatores, inclusive, que tem feito profissionais de outras áreas migrarem para Product Design. Pessoas de gestão, psicologia, arquitetura e até mesmo advocacia tem encontrado em UX/UI Design uma terra firme para trazerem seus conhecimentos anteriores a agregar ao crescimento e desenvolvimento do setor, e encontrarem sua satisfação profissional. Além, é claro, de designers de diversas outras vertentes, que ao vislumbrarem esse novo universo, vêm sem olhar pra trás.

Conduzir vs. ser conduzido

Pensando friamente, na média, temos 40 anos altamente produtivos em nossa vida: entre os 20 e 60 anos de idade. Antes dos 20 você ainda estava condicionado ao seu aprendizado básico, e depois dos 60, por mais que ainda possa estar em plena atividade, seu ritmo já é mais limitado. Você pode pensar “caramba, mas são 40 anos”! Esse tempo passa rápido demais para você não experimentar coisas novas e não ousar. Nas gerações passadas as pessoas almejavam ficar seus 35 anos de carreira na mesma empresa, por uma série de fatores. Em nossa geração, dificilmente você vai encontrar uma pessoa em início de carreira que queira isso para todos os seus próximos anos de trabalho.

Você já parou para pensar no tamanho de nosso mercado? Ou ainda, no tamanho dele no mundo? Nesse exato momento, pode ser que exista uma empresa na Romênia, Suécia, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália precisando de alguém como você. Isso sem contar que nosso “novo normal” é trabalhar remoto, ou seja, você nem mesmo precisa se mudar para trabalhar em uma empresa nesses países.

Se você está em início de carreira, é natural que você aceite quaisquer oportunidades que aparecerem, por seu ímpeto em aprender e se desenvolver. Mas à medida que você se torna mais experiente e mais competente, é possível começar a buscar empresas que você realmente queira trabalhar. Mesmo assim, como sabemos que empresas não tem dado muitas oportunidades para Juniores, não fique parado: Como dissemos no artigo “Ainda” sou um UX/UI Designer Júnior, ter iniciativa é um fator de altíssimo impacto para recém-chegados. Então você pode sim escolher onde quer trabalhar: Encontre uma empresa que precisa desesperadamente de um UX/UI Designer (com nenhuma ou baixa maturidade de design), identifique seus pontos de dor, crie um case e faça-lhes uma proposta. Ao nosso ver de recrutadores, essa é, sem dúvida, a melhor forma de se iniciar uma carreira brilhante em UX/UI Design.

O ponto que queremos trazer à tona é sua inquietude profissional. Vamos aos fatos: Nosso mercado é novo e extremamente promissor. Produtos digitais já consolidados precisam estar em constante evolução, ao passo que outros novos nascem todos os dias. Empresas estão percebendo que cada vez mais precisam centrar produtos a seus usuários, o que nos abre um leque enorme de possibilidades, em praticamente todos setores. Nossa extrema conectividade com o mundo expande ainda mais essas possibilidades, pois temos acesso a produtos de outras pessoas, culturas e públicos, que são feitos tecnicamente de forma muito similar, com praticamente as mesmas ferramentas. Só com esses fatores citados, você consegue imaginar onde pode chegar?

Desenhe sua carreira

Decomponha seu tempo de longo-prazo

Liste suas empresas preferidas

Informe-se sobre elas

Trate seu planejamento como meta

Conclusão

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.