Teste prático em processos seletivos: Necessário?

A origem e como UX/UI Designers vêem processos seletivos mais profundos

Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

Introdução

A origem dos testes

Como recrutadores, já fomos abordados por diversas empresas escaldadas por terem sido ludibriadas por candidatos “impostores” que foram muito bem no processo seletivo, mas quando finalmente começaram a trabalhar, mostraram que não estavam realmente qualificados. Em alguns casos o problema nem tanto foi a técnica, mas sim comportamental, de forma que a postura do profissional trouxe problemas à equipe já existente. Nesses casos, empresas amargam um enorme prejuízo de tempo, dinheiro e planejamento, tendo que recomeçar o processo seletivo do zero. Vendo esse problema acontecer com certa frequência, é fato que o formato original da seleção precisou de uma reanálise, já que apenas acreditar no discurso não era suficiente — era necessário comprovar. É aqui que o teste entra: A empresa conclui que é melhor investir na melhoria do processo de seleção do que na repetida (e custosa) tentativa e erro de contratação, adicionando uma prova prática. Geralmente, estes são os indicadores a serem avaliados na aplicação do teste:

A comprovação das skills técnicas alegadas;

A gestão de tempo;

A forma de raciocínio e geração de soluções;

O fundamento nas defesas de design;

A capacidade de comunicação e explicação de ideias;

A responsabilidade e a aceitação de críticas;

O interesse na implementação para colher resultados.

Com isso em mente, listo abaixo alguns exemplos de situações que empresas implementam testes práticos em seus processos seletivos para UX/UI Designers:

Cargos de liderança

Skills específicas

Não ter tanta pressa

O “dark side” da seleção com testes

Processo muito complexo e demorado

Desafios exagerados

Régua muito alta

Oferta de trabalho pouco interessante

Medo de estarem sendo “usados”

Força, UX/UI Designers

Chance maior de fit

Interagir com o futuro líder

Ganhar mais experiência

Conclusão

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.