Porquê a pressa em ser Sênior?

Como ser um UX/UI Designer interessante durante seu amadurecimento profissional

Photo by Mathew Schwartz on Unsplash

Introdução

Mas afinal, o que é ser sênior?

É importante frisar aqui que nossa opinião é fundamentada em nossa experiência como recrutadores: Nossa vivência direta com empresas contratantes e com profissionais que realmente estão nesse nível de maturidade nos dá insumos suficientes para entender e definir o que é realmente ser sênior.

Conforme falamos em nosso artigo Como aplicar a uma vaga de UX/UI Designer, em uma definição muito simples, um profissional sênior é capaz de resolver problemas complexos sem ajuda e de guiar outras pessoas menos experientes. Com base nessa definição, para que um UX/UI Designer proceda de forma satisfatória nesses dois pontos é necessário que ele tenha uma experiência real adquirida ao longo de anos, tendo experimentado diversos tipos de desafios em cenários diferentes — considerando não apenas processos, mas principalmente pessoas. Com isso, entende-se que as suas soft skills constróem muito mais sua maturidade profissional do que suas hard skills. Listo abaixo alguns dos principais indicadores sobre a senioridade em UX/UI Design na prática:

Entender completamente do processo

Ser um entusiasta de UX

Ter uma visão de viabilidade de execução

Lidar diretamente com outros departamentos

Entender de produto e negócios

Antecipar problemas

Se responsabilizar pelos resultados

Aproveite cada etapa do seu crescimento

Conforme citamos em nosso artigo “Ainda” sou um UX/UI Designer Júnior, há muito o que se fazer para adquirir o conhecimento e a experiência que as empresas tanto querem. Não é esperar pela vaga dos sonhos, nem pela grande empresa e nem pelo produto mais atraente, mas por sua iniciativa de crescimento profissional convertida em ações imediatas. Na visão de um recrutador, citar que você já trabalhou numa grande corporação sem esclarecer seu papel no projeto, ou ainda dizer que você é capaz de identificar pontos de melhoria e redesenhar um produto já existente (em alguns casos, chega a ser até desrespeitoso com os profissionais que trabalham nesses produtos) não te qualifica automaticamente. Muito mais vale você contar a história da resolução do problema de uma pequena empresa e como esse fato impactou seus resultados. Ações como essa não vão acelerar sua senioridade, mas certamente te tornarão um profissional muito mais interessante e contratável.

Com isso, sua preparação para expôr a qualidade de seu trabalho e a amplitude de sua visão vão ditar o quanto empresas vão captar essa mensagem e se interessarem mais pelo seu perfil. Veja em nosso artigo Elimine ‘detalhes’ que desqualificam seu perfil profissional um aprofundamento maior nesse tema.

Há ainda outro ponto, que é pouco comentado: em certos casos, empresas não precisam realmente de um sênior. Solicitam esse nível por dois motivos principais:

1. Por terem certeza de que receberão dezenas de currículos e portfolios de UX/UI Designers com perfil abaixo do esperado. Isso faz com que se alinhem por cima, pois se abrirem vagas pra níveis inferiores, a qualidade dos candidatos será ainda menor.

2. Por não saberem muito bem a diferença entre os níveis de maturidade na prática. No medo de errar na contratação, optam pelo profissional que representa mais experiência e menor risco.

Por conta disso, se identificarem em seu perfil um match com a necessidade deles, unindo-o com o seu real interesse na vaga e vontade de trabalhar, essa distância pode ser encurtada e a sua tão esperada oportunidade pode estar bem na sua frente. Isso faz com que você reflita no seu valor pessoal atual, e extraia o melhor que pode oferecer falando somente e unicamente a verdade. Seu crescimento profissional é um processo que requer tempo, planejamento, dedicação, foco, humildade e pessoas que podem te acompanhar em cada etapa.

O Júnior interior

Conclusão

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.

A community for Digital Product Designers to present themselves effectively and have access to curated content, mentorship and worldwide project opportunities.